Pensou em vender online?

Conheça um pouco mais sobre o assunto e fique por dentro deste gigantesco mercado!

Com o crescimento do e-commerce, está cada vez mais fácil começar um negócio rapidamente e com menor investimento. Os benefícios já são conhecidos: um negócio mais dinâmico e interessante, menor gasto desnecessário de tempo e mais otimização. Além disso, o fato de não precisar investir em uma loja física torna o negócio muito mais simples de começar. Mas isso não quer dizer que seja fácil manter um negócio online, existem muitos desafios! Criar uma loja virtual não garante que clientes vão aparecer do nada. Inclusive, a concorrência é enorme e bastante acirrada, considerando a quantidade de sites criados a cada dia. Para isso trabalhe muito bem a imagem do seu negócio e invista em um bom planejamento de marketing digital estratégico.

 

Flexibilidade e agilidade

Uma das maiores vantagens de se ter um e-commerce é a conveniência de poder fazê-lo funcionar a partir do conforto da sua própria casa, se quiser. Montar a loja pode ser simples e rápido dependendo do seu ramo. A agilidade desde a concepção da ideia até a execução dela é muito grande. Além disso, quando a loja está no ar, ela funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana. Você pode até vender produtos enquanto dorme ou durante as férias.

 

Baixo custo

Antes da internet, começar um negócio era algo extremamente caro. Exigia uma pesquisa muito assídua, um risco muito alto e um investimento grande. Hoje em dia, donos de negócios de e-commerce conseguem comprar um domínio e uma hospedagem de site por um valor muito acessível.

 

Concorrência

Já um dos grandes desafios do e-commerce é a grande concorrência. Há milhares de outros sites que competem pelo mesmo público, no mesmo nicho, vendendo os mesmos produtos. Um novo negócio, grande ou pequeno, pode enfrentar desafios para conquistar uma fatia do mercado. E pode levar ainda mais tempo para conquistar a confiança do consumidor, que geralmente não se sente confiante para fazer negócios com vendedores desconhecidos. A melhor estratégia de marketing, ao nosso ver, seria planejar tudo muito bem, a identidade da loja deve ter a personalidade do setor de produtos que você pretende agir, tenha em mente que não vale a pena investir seu tempo e dinheiro num negócio que você não domina, consulte profissionais da web e começe seu negócio de maneira correta.

 

Problemas técnicos

É inevitável que surja algum problema técnico no site, em algum momento. Se fosse pessoalmente, o cliente encontraria um jeito de contornar o problema procurando outras formas de pagamento ou busca. Mas, no e-commerce, se der algum erro, não há muito o que fazer até que o problema seja solucionado. Isso implica em menos vendas e perda de confiança, por isso, é muito importante a contratação de profissionais qualificados para dar suporte no desenvolvimento da loja, atualizações e em possíveis problemas que poderão surgir.

 

Grandes e pequenos negócios

Apesar dos desafios, muitos grandes e pequenos negócios têm se arriscado no mundo do e-commerce. Lá encontramos grandes empresas como Netshoes, Dafiti, Submarino, Ponto Frio, Magazine Luiza, etc.  Há também empresas menores, que comercializam produtos de outras lojas e qua acabam adequando seu negócio às suas necessidades.

Baixe aqui o Pdf e observe os dados levantados pela SBVC - Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo sobre o comércio eletrônico e o ranking das 50 maiores empresas do E-commerce brasileiro de 2016.

 

Até Breve!

Sobre o autor: Agência Markup

Agência Markup

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